segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Sentir, Falar e Agir



      Certa vez, uma amiga me contou um ensinamento da filosofia budista que me encantou. Ele diz que devemos sentir, falar e agir a mesma coisa em relação a determinado assunto. Ou seja, temos que ser coerentes e alinhar o sentimento, a fala e a atitude que temos diante daquilo que, de alguma forma, nos comove.
        Muitas coisas passam despercebidas pela nossa mente e, apesar de sentirmos ou pensarmos de alguma forma, falamos ou agimos bem diferente disso, o que acaba nos confundindo.
        Os sentimentos, como já sabemos, existem justamente para serem sentidos, não para serem rejeitados. Não importa se estão certos ou errados, se são bonitos ou não, o que realmente importa é que eles são nossos, cada um a sua forma e é com eles que temos de lidar o tempo todo. Por isso a importância da coerência. Se não há uma conversa entre essas "instâncias", continuamos negando a nós mesmos.
         O fato de não conseguirmos estabelecer esta comunicação, pode estar ligado a inseguranças e medos que temos de assumir escolhas e bancar nossas próprias decisões. Muitas vezes, achamos mais fácil deixar nas mãos de outra pessoa, ou até mesmo do famoso "destino" as coisas que acontecem em nossas vidas - o que é um grande erro. Digo isso, pois toda vez que tiramos a responsabilidade de nossas mãos, perdemos um pouco de autonomia. Sendo grande ou pequena a atitude de escolher que temos diante de nós, opte por tomar as rédeas da situação, pensando sempre no que te faz melhor. Não tenha medo de errar, isso é grande parte do processo de amadurecimento. Não confunda responsabilidade com culpa, isso só vai te prejudicar e te deixar preso à questões que não são suas. Assim, além de todos os benefícios de se sentir dono do seu nariz, sem dúvida você vai se conhecer um pouco melhor.

Um comentário:

Vanessa Gimenes disse...

Adorei Lo!!Você foi muito mais a fundo do que o comentario da sua amiga..e fez todo sentido! Vou pensar bastante nisso...preciso alinhar as instancias!!
Parabens pelo blog!!Estou esperando ansiosamente um post novo!
Bjos